MARXISMO E SERVIÇO SOCIAL
Os Fundamentos do Serviço Social consistem na matriz explicativa da realidade e da profissão, que se constroem e reconstroem na trajetória histórica e no movimento da realidade brasileira. O Serviço Social possui dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas que servem como base, que fundamentam a dimensão técnico-operativa.
Atualmente, essa matriz explicativa da realidade e da profissão "conforma-se a partir da conjugação de método/teoria marxistas e valores emancipatórios na análise histórico-crítica totalizante do Serviço Social, profissão cujo núcleo central reside no debate teórico-metodológico marxista, na análise da sua historicidade, na abordagem teórica da questão social e da categoria trabalho (mediada com a profissão), bem como do seu projeto ético-político."
De acordo com Thaisa Teixeira Closs, essa conjugação nas teorias e métodos marxistas acontece através da: adoção da teoria social marxista no plano da formação e do exercício profissional, com repercussões na produção acadêmica; abordagem da questão social como base de fundação sócio-histórica da profissão e matéria de trabalho profissional, em suas múltiplas expressões; abordagem teórica do trabalho e processos de trabalho, ou seja, a baliza da categoria trabalho na análise da realidade e da profissão, como uma especialização que se realiza mediante o assalariamento e a inserção em processos de trabalho; conformação de um projeto profissional sustentado em valores de cunho emancipatório, condensando uma direção social contra-hegemônica à sociabilidade burguesa; análise da história da profissão, situada no movimento da realidade brasileira, em suas múltiplas determinações, elucidando o significado social da profissão e a conformação das matrizes teórico-metodológicas formuladas em sua trajetória.
"O debate teórico-metodológico fundado no pensamento marxista é transversal e constitutivo dos Fundamentos do Serviço Social" (CLOSS, 2017, p.187)
⤵︎
Análise histórico-crítica do Serviço Social na realidade brasileira;
Análise da questão social;
Mediação da categoria trabalhado com o exercício profissional
O marxismo também teve influência no Movimento de Reconceituação do Serviço Social, apesar de ser considerado um "Marxismo sem Marx" afinal eram tempos de ditadura e obras como as de Marx eram censuradas, portanto não se tinha acesso as obras originais, não se "bebia direto da fonte". O marxismo também nos ilumina com as ideias sobre ruptura e continuidade:
Continuidade: resgate do espírito crítico do Movimento, em seu questionamento do conservadorismo, em sua inspiração marxista e busca da construção de um horizonte profissional compromissado com os trabalhadores;
Ruptura: Aprofundamento dos propósitos do Movimento "na crítica marxista do próprio marxismo e dos fundamentos do conservadorismo assim como no redimensionamento das interpretações históricas da profissão"
"A dialética entre o Serviço Social no país antes e durante/depois do ciclo autocrático não é nem a ruptura na íntegra, nem a mesmice pleonástica: é um processo muito complexo em que rompimentos se entrecruzam e se superpõem a continuidades e reiterações; é uma tensão entre vetores de transformação e permanência - e todos comparecem, em medida desigual e metamorfoseados, na resultante em que, indubitavelmente, predomina o novo". (NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós- 64. São Paulo: Cortez, 1991, p. 136)
A referência à tradição marxista também nos ajuda a compreender o significado social da profissão: clarificação do sentido, da funcionalidade e dos limites da profissão; Iluminar a nossa intervenção profissional e dinamizar a elaboração teórica dos assistentes sociais.
E é através do método dialético-crítico que conseguimos fazer o movimento de analisar a realidade. Para isso precisamos entender que o método não é um conjunto de regras formais que se 'aplicam' a um objeto que foi recortado para uma investigação determinada nem, menos ainda, um conjunto de regras que o sujeito que pesquisa escolhe, conforme a sua vontade, para 'enquadrar' o seu objeto de investigação". (NETTO, 2011, p.52)
Algumas categorias do método são:
Totalidade: realidade como um todo, processual, constituído a partir de partes que se relacionam
Mediação: Categorias instrumentais (MARTINELLI, 1993, p.137) através das quais se operacionaliza e se objetiva a ação do assistente social, como instâncias de passagem da relação dialética entre teoria e prática, para a própria penetração nas tramas do real
Historicidade: Real provisório, em autoconstituição, histórico, procesualidade,
Contradição: motor do real, base da dialética
Como podemos ver a profissão se funda e dialoga com o marxismo constantemente. O marxismo nos confere o caráter crítico necessário para pensarmos e intervimos de forma eficaz na raiz da questão social, defender o Serviço Social crítico também se trata de defender uma formação com base nas teorias marxistas para que possamos analisar a realidade através de métodos realmente funcionais.
Comentários
Postar um comentário