RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL - PERSPECTIVA MODERNIZADORA

   


O Movimento de Reconceituação foi um dos responsáveis pela mudança no Serviço Social, sendo um marco que propôs a ruptura das práticas tradicionais. São três tendências que marcam esse processo, a Perspectiva Modernizadora,  a Reatualização do Conservadorismo e a  Intenção de Ruptura. 

  A “Perspectiva Modernizadora” surge no período de Ditadura Militar, no qual havia greve, repressão e uma forte censura dos movimentos de esquerda. É a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil e se ajustou ao projeto econômico do governo militar.  Marcada pela produção de dois principais documentos: o Documento de Araxá e o  Documento de Teresópolis, produzidos nos seminários de Araxá (MG) e Teresópolis (RJ), essa perspectiva busca romper com a atuação conservadora na profissão.  

O seminário de Araxá ocorre em 1967 e conta com a presença de trinta e oito assistente sociais que buscavam ampliar os horizontes da profissão e adotar novos métodos para a mesma. Os assistentes sociais começaram a questionar o Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade e surge a proposta de voltar-se para o método funcionalista/positivista e uma atuação profissional neutra. Já o seminário de Teresópolis, que ocorre em 1970, trata da cientificidade no Serviço Social e traz a fenomenologia e a dialética como métodos.

Nos documentos formulados também são atribuídas funções à profissão, ressaltando que os profissionais assistentes sociais não deveriam apenas executar as políticas sociais, mas sim geri-las e formulá-las. As funções atribuídas à profissão podem se dividir em MICROATUAÇÃO e MACROATUAÇÃO, sendo a microatuação a administração e prestação de serviços diretos e a macroatuação a integração das funções do Serviço Social ao nível de política e planejamento para o desenvolvimento.

Na perspectiva modernizadora o Serviço Social volta-se para o planejamento do desenvolvimento humano, através de uma lógica de ajustamento e adequação dos indivíduos, das famílias e da realidade dos serviços sociais e econômicos e apesar de haver uma enorme tensão entre o tradicional e o moderno e seu objetivo ser romper com o conservadorismo, a perspectiva ainda não consegue livrar o Serviço Social de sua forte base tradicional, servindo apenas como uma manutenção do que já existia. 


 



Comentários

Postagens mais visitadas