RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL - REATUALIZAÇÃO DO CONSERVADORISMO
A Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo busca recuperar os componentes mais estratificados da herança histórica conservadora da profissão. A dimensão individual e psicológica ganham presença e é criada uma elaboração teórica para restaurar elementos conservadores, combatendo o positivismo e vinculando-se à fenomenologia, segundo Edmund Husserl a fenomenologia é a "ciência do vivido."
“O vivido humano e social é constituído de significados e recorrem a
processos de compreensão e de interpretação e não de explicação”
A fenomenologia traz o processo de ajuda psicossocial a partir do tripé diálogos-pessoa-transformação, buscando o ajustamento da subjetividade dos sujeitos. A tendência do Serviço Social neste momento é expressa no Documento de Sumaré e Alto da Boa Vista.
O encontro de Sumaré ocorreu em 20 a 24 de novembro de 1978 e contou com a participação de 25 Assistentes Sociais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, os quais tiveram como temas a serem discutidos, o Serviço Social e a Cientificidade, o Serviço Social e a Fenomenologia e o Serviço Social e a Dialética. Teve por objetivo a continuação dos estudos iniciados no I Seminário de Teorização do Serviço Social que aconteceu em Araxá, Minas Gerais, de 19 a 26 de março de 1967, visando discutir a cientificidade da ação do Serviço Social e provocando reflexões sobre a operacionalização das proposições frente às demandas brasileiras.
A perspectiva de Reatualização do Conservadorismo é a segunda expressão da Renovação do Serviço Social, ela resiste ao modelo de ruptura e dá um novo formato para o conservadorismo.
Comentários
Postar um comentário