DITADURA MILITAR E RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL - CONTEXTUALIZANDO A DÉCADA DE 60
A década de 60 foi marcada por uma forte ideologia desenvolvimentista, a população era mobilizada em prol do desenvolvimento, sendo esse desenvolvimento a base da maior parte dos discursos da época, somado a isso acontece o Golpe Militar que dá início a ditadura no Brasil.
“Desenvolvimento: processo induzido de mudanças para erradicar, mediante um gradativo aumento dos níveis de bem-estar social, o quadro de causalidades potencialmente conversíveis em vetores de alimentação de um caudal revolucionário.” (NETTO, 2009, p. 166)
Mas em que contexto emerge a Ditadura Militar?
A ditadura emergiu em um contexto internacional, estavam havendo diversos golpes de Estado em vários países do mundo, esses golpes eram chamados de "Contra-Revolução Preventiva" e eram financiados pelos centros imperialistas sob o hegemonismo* norte-americano.
Além disso, o Brasil possuía uma série de fatores, que, aliados ao contexto internacional, contribuíram para a consolidação da Ditadura Militar que durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais*.
Em 1961, o presidente Jânio Quadros assume a presidência e no mesmo ano renuncia ao cargo, sendo substituído pelo seu vice: João Goulart, conhecido como "Jango". Eles eram de partidos diferentes e seus projetos para o país eram opostos O projeto de Jango se tratava de “reformas de base” – fiscal, administrativa, universitária e, principalmente, agrária, sendo a última uma de suas principais propostas e também a mais polêmica. A reforma agrária foi combatida pelos grandes latifundiários e por grande parte dos parlamentares no Congresso Nacional. A partir desse momento a população se dividiu politicamente e a parcela mais conservadora apoiou a derrubada do governo.
Em 1964, a junta militar assumiu o poder no Brasil, João Goulart foi exilado no Uruguai e em 15 de abril o general Castello Branco toma posse, dando início a um período de tortura, repressão e restrição de direitos civis, políticos e sociais.* Muitos jovens e líderes de movimentos sociais foram mortos lutando contra a ditadura, alguns sumiram e não se sabe até hoje onde estão seus corpos.
Nesse contexto turbulento da história de nosso país, o Serviço Social inicia seu processo de Renovação. Sendo a "Perspectiva Modernizadora" a primeira expressão deste processo.
No próximo post veremos mais sobre o que foi a Perspectiva Modernizadora!
* Que se refere à hegemonia; que guia, lidera ou comanda; que exerce supremacia política ou econômica.
* Mecanismos legais que se sobrepunham à constituição.
* Os direitos civis, dizem respeito aos direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade privada e à igualdade perante a lei.
* Os direitos políticos garantem a participação do cidadão no governo, o direito de eleger e de ser eleito. Realizar manifestações políticas e até mesmo fundar partidos políticos.
* Os direitos sociais incluem o direito à educação, à saúde e a um salário justo.
Comentários
Postar um comentário